terça-feira, 17 de julho de 2012

Anencefalia! Direito,decisão...





O QUE É: Quando o feto é diagnosticado com uma malformação no tubo neural, quando há ausência parcial do encéfalo — ou seja, o bebê nasce sem parte do cérebro.
FREQUÊNCIA: É uma condição até que rara, que chega a ser de 1 para cada 700 nascidos vivos. Mas cerca de 400 bebês são diagnosticados com a doença todos os anos.
CAUSAS: Deficiência no ácido fólico na dieta das gestantes causa cerca de 50% dos casos, mas fatores genéticos e ambientais também influenciam os números.
CONSEQUÊNCIAS: A morte do bebê é considerada certa, e os riscos para a mulher aumentam à medida que a gravidez é levada adiante.
VOTAÇÃO: O STF vota se as mulheres com fetos anencéfalos vão ou não poder interromper a gestação — e se, nestes casos, o aborto pode ser descriminalizado.
A MÃE: A votação leva em conta ainda a dignidade (que é obrigada a carregar um feto com poucas chances de sobreviver) e sua saúde, que pode ter complicações (o bebê com a malformação nem sempre é capaz de deglutir o líquido amniótico, gerando acúmulo da substância e aumentando os riscos de uma distensão do útero, além de hemorragias pós-parto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário